- Petros, o pelicano de Mykonos chegou à ilha em 1954, devido a uma tempestade. Para surpresa de todos, abandonou os hábitos migratórios próprios desta espécie e viveu em Míkonos durante mais de 30 anos, nos quais ganhou o carinho de todos os habitantes e turistas. Sua morte foi tão sentida que decidiram substituí-lo por outro pelicano, Petro II, que ainda hoje habita na ilha.
- As casas brancas de telhado azul são um símbolo característico das Ilhas. No verão as temperaturas podem chegar a ser elevadas, por isso são pintadas de branco para que seu interior se mantenha mais fresco. Por outro lado, a maioria tem uma forma arredondada, para poder suportar melhor os ventos do mediterrâneo.
- Santorini é uma maravilha da natureza, pois nasceu depois de uma enorme explosão vulcânica, que fez desaparecer grande parte do território da antiga ilha e provocou a criação da atual caldeira geológica.
- A história de Creta está descrita por Homero, Platón y Aristóteles y varios mitos y leyendas rondan en torno a ella. Uno de ellos identifica a Creta con la legendaria ciudad de Atlantis, la enorme isla que se hundió en el océano, hace más de 10.000 años. Pero hasta el día de hoy esto continúa siendo un misterio.
- Rodes é a maior das ilhas do Dodecaneso. Segundo a lenda, quando Zeus dividiu as ilhas entre os deuses esqueceu-se de Hélio, o deus do sol. Em vez de se enfurecer, Hélio exclamou que naquele preciso instante uma nova ilha emergiria e que seria sua. Nessas terras, o deus do sol gerou sete filhos e uma filha, com a ninfa Rodo, de quem a ilha tomou o nome. Por esse motivo, os habitantes de Rodes se consideram filhos do sol e não é por acaso que a ilha tem mais de 300 dias de sol por ano.